Sobre a Sea Shepherd

SEA SHEPHERD CONSERVATION SOCIETY




A História da Sea Shepherd Conservation Society

A Sea Shepherd Conservation Society foi oficialmente fundada no estado de Oregon, nos EUA, em 1981. Já havia a idéia de sua criação quando o Capitão Watson fundou a Earth Force Society em Vancouver, no Canadá, em 1977. O objetivo inicial de ambas as organizações era o de proteção e conservação dos mamíferos marinhos, visando, como meta imediata, o fim da caça ilegal às baleias e focas, porém, posteriormente, a Sea Shepherd expandiu sua missão, incluindo toda a vida marítima.
Em 1978, com apoio financeiro de Cleveland Amory, do Fund for Animals, a Sociedade comprou seu primeiro navio, o inglês Westella, e rebatizou-o de Sea Shepherd. Sua primeira missão foi viajar rumo às águas gélidas do Leste do Canadá  para interferir na atual matança de filhotes de focas harpa, conhecidas como “casaco branco”.  No mesmo ano, a Sea Shepherd perseguiu e abalroou o notório navio baleeiro Sierra num porto português, pondo fim à sua infame carreira de fantasma dos mares.
O sucesso da campanha contra a caça às focas e o abalroamento do Sierra marcaram o início das 160 viagens históricas da Sea Shepherd durante as próximas duas décadas, assumindo um papel de fiscalização e execução de leis internacionais de conservação onde elas não se aplicam – em alto-mar.
A Sea Shepherd continua realizando sua missão, apoiando e fazendo cumprir tratados internacionais, como acordados pela Carta Mundial da Natureza das Nações Unidas, comprometendo-se com a erradicação da caça ilegal de baleias; contra o assassinato de tubarões para uso de suas barbatanas, a destruição de habitats, os crimes contra a vida marinha e a violação de leis que regem os oceanos.


Leis que regem o mar

Legitimada pelos princípios, leis e acordos internacionais, a Sea Shepherd atua ativamente em prol da conservação dos oceanos, baseada no princípio da não-violência em suas iniciativas e acreditando na participação ativa da sociedade civil na promoção da defesa do meio ambiente marinho.

As campanhas da Sea Shepherd são guiadas pela Carta Mundial da Natureza das Nações Unidas. As sessões 21-24 da carta autorizam os indivíduos a agir em prol do cumprimento das leis internacionais de conservação. Desta maneira, a Sea Shepherd, além de agir legitimada por dispositivos legais internacionais, contribui para que os mesmos não sejam violados.
A Sea Shepherd empreende esforços visando firmar acordos de cooperação entre nações para a efetivação da proteção de espécies e habitats marinhos, de acordo com o Mandato da SSCS.
A Sea Shepherd tem como princípio a não-violência durante todas suas ações e é contrária a qualquer prática de violência no cumprimento de sua missão – a efetiva proteção dos oceanos.




Capitão Paul Watson e sua tripulação de voluntários

O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul. A Sea Shepherd Conservation Society – SSCS foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace, que, ao engajarem-se nesse novo projeto, criaram um movimento de caráter mais ágil, objetivo e ativista. Atualmente, a Sea Shepherd é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.




INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL

INSTITUTO GUARDIÕES DO MAR



“Eu espero que a Sea Shepherd possa trabalhar aqui no Brasil em cooperação com os governos, com as pessoas e com as indústrias para salvar a biodiversidade, para proteger o meio ambiente da poluição e também para salvar as espécies ameaçadas.”
- Capitão Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society
O Instituto Sea Shepherd Brasil foi oficialmente fundado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em maio de 1999. A vontade de tornar a organização conhecida no Brasil já existia desde 1994, motivada pelo embarque de Daniel Vairo, voluntário da Sea Shepherd Conservation Society, mas a construção do Instituto se deu por um processo longo, entre 1995 e 1998, com o apoio e dedicação do biólogo Alexandre Castro. O objetivo inicial era formar mais uma rede de apoio exclusivo para as campanhas internacionais do Capitão Paul Watson e da Sea Shepherd Conservation Society, assim como os demais escritórios ao redor do mundo funcionam. Porém, devido a grande biodiversidade marinha, a falta de fiscalização das áreas marinhas e a crescente exploração pelo petróleo no Brasil, se optou pela criação do primeiro, e até hoje o único, escritório da Sea Shepherd com total autonomia da matriz internacional, dedicada a conservação da vida marinha no Brasil. Todas as ações do Instituto Sea Shepherd Brasil fazem parte do Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha, que é composto de 04 áreas: fiscalização e denúncia, educação ambiental, treinamento e suporte técnico. Desde 2002 o Instituto Sea Shepherd Brasil também trabalha diretamente para apoiar as campanhas internacionais do Capitão Paul Watson e da Sea Shepherd Conservation Society, em especial as campanhas a Antártica cujo objetivo é de acabar com a caça ilegal às baleias.

http://seashepherd.org.br/issb



A nossa versão da bandeira pirata, simboliza os Piratas do Bem (Sea Shepherd) versus os piratas do mau (pescadores ilegais, baleeiros, caçadores de focas). O logotipo inclui o bastão de um pastor (shepherd) o que representa a Sea Shepherd Conservation Society e o tridente, o que simboliza a forma intervencionista de Netuno e da Sea Shepherd de agirem. O crânio representa a morte causada pelos humanos a toda a biodiversidade marinha – inclui um detalhe de uma baleia cachalote em um golfinho em forma de yin-yang na parte frontal do crânio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...